quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Saiba a diferença entre Yoga e Pilates

Muitas pessoas preocupadas em melhorar sua qualidade de vida, procuram as mais variadas ocupações para seu tempo livre. Com um nível de conscientização diferenciado, em grande parte influenciado por pesquisa na internet e opiniões de amigos e familiares próximos, estas pessoas buscam práticas que possam ajudar e melhorar seu corpo, sua saúde e sua auto-estima.

Entenda a diferença entre Yoga e Pilates.

O povo brasileiro é famoso pelo interesse em sua saúde e sua imagem estética. Com isso, vemos uma procura cada vez maior em técnicas ou práticas que são menos agressivas ao corpo, mas que propiciam grandes melhorias na conscientização corporal e no condicionamento físico, como por exemplo as atividades citadas no título deste post: a Yoga e o Pilates.

Embora tenhamos citados estas atividades em conjunto, elas possuem algumas características semelhantes e outras bem diferentes. Tentaremos a seguir abordar as que achamos mais interessantes para que você possa decidir melhor sobre o que pretende fazer.

Cada uma destas atividades foi criada com um intuito diferente e não para serem efetivamente atividades físicas. O principal objetivo da Yoga é integrar corpo e mente, promovendo consciência corporal e benefícios amplos para a mente. Ela acabou sendo incorporada nas atividades de várias academias pelo bem estar que promove, pois mais do que uma atividade física completa (mesmo não tendo sido criada com este propósito), esta atividade promove melhorias indiscutíveis no organismo como um todo, corrigindo posturas e disturbios causados pelo stress do dia a dia como por exemplo, pela ansiedade – conhecida vilã de grande parte da população.

Já o Pilates, foi criado com o principal objetivo de recuperar soldados durante a II Guerra Mundial, focando a estabilidade muscular, a força e a flexibilidade, ajudando também a desenvolver uma melhor conscientização corporal e domínio de técnicas de respiração para auxiliar nos exercícios de equilíbrio e controle do corpo.

Tanto a Yoga quanto o Pilates possuem pontos em comum muito procurados pela grande maioria do público, como por exemplo o gasto calórico, mas é preciso entender antes que cada indivíduo possui um corpo, um metabolismo, segue uma dieta específica, possui um ritmo diverso e que todos estes fatores influenciam nos resultados que podem ser obtidos. Além disso, outro ponto comum entre estas duas práticas é o fortalecimento muscular, que se pode verificar com a melhoria do tônus muscular e do metabolismo.

Diferenças entre Yoga e Pilates

Dentre algumas diferenças que podemos destacar está a respiração. A respiração se faz comum nas duas práticas, tendo muita importância também para a execução dos exercícios. Entretanto é utilizada de maneira diferenciada, possui particularidades específicas para cada uma das práticas.

Outra diferença é o uso de aparelhos, já que no Pilates você realiza exercícios com o auxílio de diversos tipos de aparelhos, que vão desde bolas até outros tipos de aparelhos. Na Yoga, seu corpo e o seu peso corporal são utilizados como aparelhos.

Esperamos que com estas informações você consiga conhecer melhor cada prática, contando sempre com a experiência do Espaço Físio para sanar suas dúvidas e conseguir decidir entre a melhor prática para você. Não deixe de acompanhar o nosso blog, toda semana buscaremos esclarecer temas que são de seu interesse. Utilize o espaço dos comentários para sugerir novos temas e entrar em contato conosco! Até breve!

Fonte: produzido por IKOEH.com

Nenhum comentário: